Português & Educação

Diante do cenário atual com tantas divergência e mudanças em nossa língua, trato de oferecer aos leitores de visitantes o privilégio de informações sobre a língua portuguesa e suas literaturas, desde a gramática até as lacunas mais complexa da linguística, desde e necessidade da língua popular até a obtenção da língua culta, trazendo para PORTUGUÊS & EDUCAÇÃO assuntos mais polêmicos e duvidosos que nossa língua portuguesa pode nos trazer, oferecendo a você a liberdade de perguntar e de se expressar, porque a língua portuguesa é nosso patrimônio e, devemos conhece-la bem.

Trazendo pra você:

  • Enquetes mais polêmicos da língua portuguesa!
  • Promoções de livros!
  • Dicas para o ENEM!
  • Dicas para uma boa redação!
  • Exercícios de aprimoramentos.
  • Assuntos estudados no curso de Letras/Língua portuguesa.
  • Informações em geral sobre a língua portuguesa!
  • Notícias Educacional
  • e muito mais educação para todos!!!

Curiosidades


Ler dá sono??

Não é ler um livro que dá sono, claro, mas substâncias químicas que agem no corpo. Uma delas é a adenosina, que se acumula ao longo do dia. Quanto mais adenosina, maior o sono, explica Fábio Haggstram, diretor do Centro de Distúrbios do Sono do Hospital São Lucas, de Porto Alegre. Ou seja, o problema, na verdade, é a hora da leitura. Experimente ler em outro horário. Você pode até sentir preguiça, não conseguir nem virar a página e se entediar. Mas não terá sono.
Já a segunda substância envolvida é a melatonina. Ela regula o sono, pois é liberada quando o ambiente escurece. Por isso dormimos, normalmente, à noite. E, como a luz inibe a produção de melatonina, quem lê no tablet, por exemplo, tende a sentir menos sono do que quem lê no papel. É por esse mesmo motivo que é mais fácil passar horas na internet ou vendo televisão do que ler um bom livro de madrugada. Não se sinta culpado se a TV estiver mais agradável às 4h.

Três dicas para não dormir
Ponha a leitura em dia antes de cair no sono

1. Começou a bocejar? Levante e dê uns pulinhos. Estar acordado é reagir a estímulos, e esse pequeno exercício nada mais é do que um estímulo motor. De quebra, vai ajudar a quebrar a monotonia.

2. Ler em voz alta exercita outras partes do cérebro, como o lobo temporal (relacionado à audição) e o lobo frontal (relacionado à produção da fala), e vai acabar com aquela preguiça momentânea.

3. Leia sentado. É lógico: a não ser que você tenha problema na coluna, é mais difícil dormir sentado do que deitado, já que, para dormir, é preciso relaxar toda a musculatura, o que não ocorre sentado.

Fonte: Super Interessante

Nenhum comentário:

Postar um comentário