Português & Educação

Diante do cenário atual com tantas divergência e mudanças em nossa língua, trato de oferecer aos leitores de visitantes o privilégio de informações sobre a língua portuguesa e suas literaturas, desde a gramática até as lacunas mais complexa da linguística, desde e necessidade da língua popular até a obtenção da língua culta, trazendo para PORTUGUÊS & EDUCAÇÃO assuntos mais polêmicos e duvidosos que nossa língua portuguesa pode nos trazer, oferecendo a você a liberdade de perguntar e de se expressar, porque a língua portuguesa é nosso patrimônio e, devemos conhece-la bem.

Trazendo pra você:

  • Enquetes mais polêmicos da língua portuguesa!
  • Promoções de livros!
  • Dicas para o ENEM!
  • Dicas para uma boa redação!
  • Exercícios de aprimoramentos.
  • Assuntos estudados no curso de Letras/Língua portuguesa.
  • Informações em geral sobre a língua portuguesa!
  • Notícias Educacional
  • e muito mais educação para todos!!!

Material de Apoio

Sobre a Gramática

Posso dizer que a gramática tem como finalidade orientar e regular o uso da língua, estabelecendo um padrão de escrita e de fala baseado em diversos critérios, como:

*Exemplo de bons escritores;
*lógica;
*tradição;
*bom Senso.

Quando falamos de gramática, podemos  indicar como matéria-prima um sistema de normas, o qual dá estrutura à língua. Tas normas definem a língua padrão, também chamada língua culta ou norma culta. Assim para falarmos e escrevermos corretamente, precisamos estudar a Gramática.

A língua está sempre evoluindo, deste modo, afirmo que é por ser um organismo vivo, o que muitas vezes resulta num distanciamento entre o que se usa efetivamente e o que fixam as normas. isso não justifica, porém, o desapego com a gramática. imprecisa ou não. temos uma norma culta. a qual deve se reconhecida, conhecida e aplicada por todos os falantes da língua portuguesa.
Quem não conhece a norma culta, acaba sendo limitado a todo patrimônio cultural  acumulado
por séculos pela humanidade, principalmente às obras literárias , artigos de jornal entre outros conhecimentos da língua portuguesa.


Tipos de Gramática

1. Gramática Descritiva

Ocupa-se da descrição dos fatos da língua, com o intuito de investigá-los e não estabelecer o que é certo ou errado. enfatizando o uso oral da língua e suas variações, que a responsável dessa investigação é a linguística.

2.   Gramática Normativa

Ela busca a padronização da língua, estabelecendo as normas de falar e escrever corretamente, são as normas utilizadas em sala de aula e em livros didáticos.

3. Gramática Histórica

Ela busca estudar a origem e a evolução diacronicamente da uma língua.

4. Gramática comparativa

Ela destina-se ao estudo comparado de uma família de línguas. O português, por exemplo, faz parte da gramática comparativa das línguas românicas.

Divisão da Gramática

A língua é um sistema tríplice: compreende um sistema de formas (mórfico), um sistemas de frases (sintático) e um sistemas de sons ( fônico).  podemos dizer que a gramática tradicionalmente  divide-se em:

Morfologia- Abrange o sistemas mórfico
Sintaxe- O sistema sintático
Fonologia/ fonética - Abrange o sistema fônica.

Observação:

Alguns gramáticos incluem nessa visão uma quarta parte, a Semântica, que se ocupa dos significados dos componentes da língua.

   

Um comentário: